(51) 3321 2577/99415 3919
Rua Felipe Neri 148 - 4º andar
Auxiliadora - Porto Alegre/RS
(51) 3321 2577/99415 3919
Rua Felipe Neri 148 - 4º andar
Auxiliadora - Porto Alegre/RS
A apnéia do sono manifesta-se como uma redução ou interrupção completa (apneia) do fluxo aéreo. A ausência da ventilação adequada resulta em diminuição da oxigenação do sangue e aumento do gás carbônico (CO2), o que ocasiona a fragmentação do sono e pode justificar a sonolência excessiva durante o dia.
Juntamente com o ronco, é um problema que atinge muitas pessoas. Nas crianças os sintomas da apnéia podem se caracterizar pela diminuição do aprendizado e alterações comportamentais.
Sabemos que o uso de aparelho CPAP é o mais indicado para o tratamento do ronco e da apneia do sono. As dietas e os aparelhos ortodônticos intra-orais podem ser de grande valia. As cirurgias têm indicações em casos específicos.
Mas, você sabia que existem exercícios que podem auxiliar, ainda mais, o tratamento desses distúrbios?
Um programa de exercícios fonoaudiológicos é capaz de reduzir a frequência do ronco em 36% sua intensidade em até 59%, reduzir o índice de despertares e promover o aumento da força da língua. Na apnéia do sono, demonstrou melhoras importantes em todos os parâmetros de oxigenação noturna.
Uma pesquisa feita pelo Instituto do Sono da Universidade de São Paulo (USP) apontou que, após realizarem exercícios na região da boca, 60% das pessoas analisadas passaram de apneia do sono moderada para leve e, 40% dos sintomas, como o ronco, foram reduzidos.
O fonoaudiólogo pode intervir nestes casos, atuando na reeducação das funções dos músculos linguais e da deglutição que acabam atrapalhando a manutenção do fechamento da cavidade oral durante o sono causando fuga ou despertares recorrentes por boca seca.
Também conhecida como esgotamento Profissional, é um distúrbio com sintomas de exaustão emocional extrema, estresse
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é quando um coágulo entope uma veia profunda de um membro (geralmente panturrilha ou